A Automec 2025, maior feira de reposição automotiva da América Latina, surpreendeu positivamente tanto em número de público como de contatos realizados entre expositores e compradores, provenientes de todos os continentes.
Em sua 16ª edição, foi a maior da história em presença de marcas, com total de 1,5 mil, e bateu recorde em potencial de negócios, com o encaminhamento de 220 mil contatos para conversão em vendas nos próximos meses, conforme dados divulgados nesta segunda-feira, 28, pela sua organizadora, a RX.
LEIA MAIS
→Schaeffler prepara estreia da marca Vitesco na América do Sul
→Brasil terá mais 25 híbridos-flex até 2027, revela a Bosch
Em relação aos visitantes, a feira atraiu 105 mil profissionais ao longo dos cinco dias, de 22 a 26 de abril, superando as expectativas dos expositores.
“O volume expressivo de contatos confirma a Automec como o ambiente ideal para fortalecer conexões e impulsionar negócios no mercado de reposição e reparação automotiva”, comenta o gerente da feira, Eduardo Marchetti.
Neste ano, a presença de empresas internacionais foi 20% maior em relação à edição anterior, com marcas provenientes de diversos países, como Turquia, Argentina, Índia, China, Coreia, Japão, Estados Unidos, Alemanha e Holanda.
Presente desde a concepção do evento, nos anos 1990, o presidente do Sindipeças, Cláudio Sahad, reafirmou a importância do evento, lembrando que o segmento da reposição, principal foco da mostra, é responsável pela manutenção da frota circulante brasileira, e mais de 48 milhões de veículos.
A voz dos expositores
Conforme material divulgado pela assessoria da Automec, a Bosch comemorou os bons resultados alcançados no evento.
“Apresentamos nossas soluções em peças, diagnósticos e serviços para um público relevante e engajado. Foi uma ótima oportunidade de reafirmar nosso compromisso com o futuro do setor automotivo na América Latina”, enfatizou o diretor de marketing da divisão Mobility Aftermarket para a América Latina, Robinson Silva.
Este ano, a empresa contou com dois estandes: um na rua principal e outro, com foco em conceitos de oficina, na área externa. “Fortalecemos o relacionamento com nossos clientes, parceiros, colegas e colaboradores eaímos ainda mais motivados a continuar inovando e colaborando com toda a cadeia do setor de reposição automotiva”, ressaltou o executivo.
Já a divisão Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions fez sua estreia na Automec na edição deste ano, apresentando diversas tecnologias e lançamentos para mobilidade. Para Rubens Campos, vice-presidente sênior da empresa para a América do Sul, o evento destacou a forte posição da Schaeffler e das marcas LuK, INA e FAG.
“O Espaço Super Dicas REPXPERT foi um sucesso entre os mecânicos. Com treinamentos diários rápidos, levamos dicas importantes e práticas de reparo para transmissão, motor e chassi”, destacou Campos.
O CEO da Perfect Automotive, Gérson Coronado, disse que empresa fortaleceu se posicionamento de marca ao patrocinar a ativação de Drift da Automec:
“A feira foi uma oportunidade estratégica para estreitar o relacionamento com clientes, ampliar nossa rede de contatos e, principalmente, apresentar as últimas evoluções do nosso portfólio, agora ainda mais robusto, com a entrada definitiva no segmento de veículos pesados”.