Indústria

BYD despacha mais 7 mil veículos para o Brasil a bordo do maior navio RoRo do mundo

Embarcação deixou a China há dois dias e deve chegar até o início de junho

Na última semana de março, o Explorer One, navio RoRo privado da BYD, atracou no porto de Aracruz, ES, para entregar 5,5 mil veículos. Já na semana seguinte, a Anfavea emitiria nota manifestando “preocupação” com crescimento das importações e intensificou campanha para que o governo cobre imediatamente tarifa integral de 35% de imposto de importação, índice previsto apenas para meados do ano que vem.

Esse mesmo cenário e chiadeira da entidade, com certeza, se repetirão daqui a umas cinco ou seis semanas, quando uma nova remessa de carros chineses promete abarrotar, novamente, os pátios do complexo portuário localizado a cerca de 80 km da Grande Vitória.

Isto porque no último domingo, 27, alçou âncora no porto de Jiangsu, na China, o Shenzen, outro navio da montadora, com 7 mil veículos a bordo e que tem como destino a Brasil, informa a imprensa chinesa. É oficialmente a primeira viagem transoceânica do Shenzem, embarcação que foi entregue à BYD há apenas uma semana.

Com 220 metros de comprimento, 37,7 metros de largura e 12 conveses, é o maior transportador de veículos do mundo: comporta até 9,2 mil automóveis e comerciai leves simultaneamente. Movido a gás e diesel, tem velocidade máxima de 18,5 nós, cerca de 35 km/h.

A viagem inaugural para o Brasil se justifica: o país é o maior mercado externo da BYD. No ano passado, foram licenciados aqui 76,7 mil automóveis e comerciais leves da marca. Já no primeiro trimestre de 2025, 21,7 mil, crescimento da ordem de 45% frente a igual período de 2024.

LEIA MAIS

→ Anfavea aponta risco de investimentos no País encolherem

Os brasileiros, assim, consumiram mais de 10% dos 206 mil veículos negociados pela montadora no exterior nos três primeiros meses de 2025 — 72,7 mil somente em março.

O Shenzen é o quarto navio RoRo da BYD, que deve encerrar 2025 com pelo menos oito embarcações do tipo. O quinto, batizado de Changsha, será entregue em maio e também carregará mais de 9 mil veículos. O Xi’an, sexto, também está sendo desacoplado do estaleiro este mês, mas não tem data de início de operação confirmada.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Stellantis e Senai-PE oferecem qualificação profissional gratuita

São 90 vagas para quem tem renda familiar de até dois salários mínimos e reside…

% dias atrás

Parceria da Ituran e BMW visa ampliar segurança do motociclista

Serviço tem por base telemetria de última geração

% dias atrás

Agora produzida na Argentina, Fiat Titano tem preço a partir de R$ 234 mil

Mudanças na picape elevaram o valor em R$ 14 mil com relação ao cobrado antes,…

% dias atrás

BYD apresenta opção de caminhão para o setor elétrico

Adaptação sobre o modelo eT18 surge para atender serviços de manutenção em redes de energia

% dias atrás

HPE premia 10 empresas por excelência em fornecimento

Avaliação considera critérios de custos, qualidade, atendimento, logística e pós-venda

% dias atrás

Moto Morini inicia oficialmente operação no País

Montagem na fábrica do Grupo DBS começa com três modelos

% dias atrás