Por Redação | autoindustria@autoindustria.com.br
Em recente visita ao Brasil, Carlos Tavares, CEO do Groupe PSA, afirmou que qualquer fabricante de veículos que desejar se manter forte globamente a partir da próxima década terá de desenvolver — e controlar — tecnologias para o universo dos veículos híbridos e elétricos.
Tanto que, destacou, a empresa que dirige já trabalha para criar e produzir internamente quase tudo que diga respeito aos motores e sistemas elétricos. “A montadora que não detiver essas tecnologias ficará com o pires na mão. Só não vamos internalizar as células das baterias, pois não somos químicos”, brincou.
Mas Tavares não está brincando nessa corrida deflagrada mundialmente para a eletrificação da frota. A PSA acaba de dar mais um importante passo nesse sentido: oficialmente, em 1º de abril, criou a Business Unit (BU) Low Emission Vehicles (Veículos de Baixas Emissões).
A divisão se debruçará integralmente sobre os planos do conglomerado francês de ter alternativas eletrificadas para a totalidade de sua gama de produtos em todo o mundo até 2025.
A nova unidade, sob o comando do vice-presidente senior Alexandre Guignard, terá atuação global e será responsável por definir e implantar a estratégia de veículos elétricos e pela implementação dos produtos e serviços relacionados para as marcas de veículos Peugeot, Citroën, DS e Opel-Vauxhall, e para a plataforma de mobilidade Free2move.
Guidnard se reportará a Linda Jackson, CEO da marca Citroën, que terá responsabilidade direta sobre a nova unidade.
Os primeiros veículos da ofensiva elétrica da montadora sairão das linhas de montagem já a partir de 2019. Mas a Opel, por exemplo, já confirmou que a nova geração do Corsa, que será apresentada no ano que vem, terá sua versão integralmente elétrica logo no ano seguinte.
Foto: Divulgação/PSA
- Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor - 22 de novembro de 2024
- Caoa Chery dobra vendas, participação e estabelece recorde anual - 18 de novembro de 2024
- Royal Enfield terá segunda montagem de CKDs no Brasil - 14 de novembro de 2024