Por Alzira Rodrigues | alzira@autoindustria.com.br
Enquanto o mercado de automóveis e comerciais leves cresceu 20,4% no acumulado do primeiro quadrimestre, com total de 737,3 mil emplacamentos, Volkswagen e Nissan se destacaram no ranking das dez marcas mais vendidas no País, com altas de, respectivamente, 38,9% e 36,7%.
Além delas, somente a Ford ficou acima do índice de expansão do mercado, com desempenho positivo em 22,5%, enquanto a Renault teve índice idêntico ao da média, de 20,4%. As outras cinco marcas, incluindo a líder General Motors, tiveram vendas ampliadas abaixo da média e, consequentemente, perderam participação, conforme dados divulgados pela Fenabrave com base em números do Renavam.
Leia mais
→Mercado de veículos cresce 21,3% até abril
Com o crescimento de 38,9%, a Volkswagen consolidou-se na vice-liderança do mercado, com 107,8 mil emplacamentos no quadrimestre e participação de 14,6%, ante os 12,7% que detinha no mesmo período de 2017. O desempenho do Polo, quarto colocado no acumulado de janeiro a abril com 23,5 mil licenciamentos, foi decisivo para o bom resultado da marca.
Leia mais
→Em segundo lugar, VW agora mira a liderança
A GM vendeu 125,7 mil unidades este ano, 15,8% a mais do que nos primeiros quatro meses do ano passado. Sua participação caiu de 17,7% para 17%.
A Fiat, que está no terceiro lugar com fatia de 12,5%, ante os 13,2% de um ano atrás, emplacou 92,2 mil automóveis e comerciais leves no primeiro quadrimestre, expansão de 13,8% sobre o mesmo período do ano passado.
A Ford, quarta colocada, vendeu de janeiro a abril 69,7 mil unidades, com penetração de 9,4%. Hyundai vem na sequência, com 64,6 mil emplacamentos e participação de 8,7%, seguida da Toyota – 60,8 mil unidades e 8,2% do mercado – e da Renault, com 59,9 mil veículos e fatia de 8,1%.
A Nissan galgou um degrau no ranking por marcas do quadrimestre, ocupando a nona colocação, que há um ano pertencia à Jeep. Suas vendas atingiram 32 mil unidades, com participação de 4,3% no acumulado do ano. A Jeep ficou bem próxima, com 31 mil unidades e 4,2% do mercado.
Especificamente em abril, o destaque ficou para a Renault, que vendeu um pouco mais que a Ford – respectivamente 20,2 mil e 20 mil veículos – e ocupou o quarto lugar no mês. A participação das duas marcas foram bem próximas, de 9,6% e 9,5%.
Foto: Divulgação/VW
.
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024