Por Redação | autoiundustria@autoindustria.com.br
A Volkswagen AG e a Ford Motor Company reveleram nesta terça-feira,19, a intenção de estabelecer uma colaboração mundial. Para isso, assinaram um “memorando de entendimento” que, dentre outra ações, considera o lançamento de uma nova linha de veículos comerciais.
Em nota, as empresas asseguram que a parceria objetiva a expansão de capacidades e da competitividade de ambas no mercado mundial. Para isso, afirma o documento, serão discutidos projetos em várias frentes. Volkswagen e Ford antecipam que a aliança não prevê “acordos acionários, incluindo participações proprietárias cruzadas”.
“A Ford está empenhada em melhorar nossa qualificação como negócio e alavancar modelos de negócios adaptativos – que incluem trabalhar com parceiros para melhorar nossa efetividade e eficiência”, afirmou Jim Farley, presidente de Mercados Globais da montadora norte-americana.
“As demandas do mercado e dos clientes estão se modificando em uma velocidade incrível. Ambas as empresas já têm posições fortes e complementares em diferentes segmentos de veículos comerciais. Para se adaptarem a um ambiente desafiador, é da mais alta importância ganhar flexibilidade por meio de alianças. Este é um elemento central da Estratégia 2025 do Grupo Volkswagen. A potencial colaboração industrial com a Ford é vista como uma oportunidade para melhorar a competitividade global das duas companhias”,completou Thomas Sedran, diretor de estratégia do Grupo Volkswagen.
Leia mais
→Grupo Volkswagen bate recorde de vendas
→Nissan vendeu 5,77 milhões de veículos no ano fiscal 2017
AutoLatina global? – No Brasil, as duas empresas já se uniram em 1987. Aqui, porém, foi criada uma terceira empresa, a AutoLatina. A joint venture regional compartilhou modelos de veículos e motores até meados da década de 90, porém sem grande sucesso.
O impacto da futura parceria global entre Volkswagen e Ford no mercado brasileiro ainda não pode ser mensurado pelas operações locais.
A própria nota mundial dos dois grupos assegura que “as empresas atualizarão as informações e divulgarão mais detalhes sobre o assunto à medida que as conversações progredirem”.
Foto: Divulgação/ Pixabay
- Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor - 22 de novembro de 2024
- Caoa Chery dobra vendas, participação e estabelece recorde anual - 18 de novembro de 2024
- Royal Enfield terá segunda montagem de CKDs no Brasil - 14 de novembro de 2024