As montadoras vão revelando aos poucos as suas principais atrações no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece no São Paulo Expo de 8 a 18 de novembro. A Nissan vai levar para o principal evento automotivo da América Latina o superesportivo GT-R ano/modelo 2019, enquanto a Fiat promete mostrar um carro conceito, sobre o qual por enquanto só divulgou imagem e vídeo da sua construção.
Na versão mais atual dos seus 50 anos de história, o novo GT-R será vendido no Brasil apenas sob encomenda. Considerado um dos veículos de produção em série mais rápidos do mundo, o esportivo japonês, apelidado de Godzilla, chega ao Brasil na versão premium de sua sexta geração, também reconhecida pelo código R35.
LEIA MAIS
→Novo Leaf será destaque da Nissan no Salão do Automóvel
→Nissan antecipa investimento de US$ 40 milhões em Resende
Com motor biturbo V6 3.8 com 24 válvulas, o GT-R desenvolve 572 cv de potência a 6.800 rpm e 64,9 kgfm de torque atingidos entre 3.300 e 5.800 rpm. Feito em alumínio, o propulsor tem cilindros revestidos com jato de plasma, que permite, segundo a Nissan, menor atrito, menor peso, maior capacidade de resfriamento, maior rendimento e consumo mais eficiente.
Produzido exclusivamente no Japão, o motor do esportivo envolve processo manual de fabricação. Cada motor recebe uma placa de alumínio que exibe o nome do engenheiro responsável pela sua montagem. Esses profissionais são chamados de Takumis, artesãos em japonês.
LEIA MAIS
→Superesportivos e SUVs premium no Salão do Automóvel
→Salão do Automóvel foca nos elétricos e híbridos
Carro conceito – Totalmente projetado no Design Center Latam, localizado em Betim (MG), o concept car que a Fiat vai expor no Salão do Automóvel foi criado para antecipar tendências e indicar o futuro da marca no País.
VEJA O VÍDEO
“É inédito e será surpreendente”, afirma Peter Fassbender, diretor do design center da FCA para a América Latina.
Pelo material que a Fiat antecipou, o concept car enquadra-se no segmento de utilitários esportivos, o que mais cresce hoje no Brasil. “Mais do que a força das formas, é um concept car que traz sentido para a vida das pessoas, inspirado nos mais diversos públicos com estilos de vida diferentes”, destaca Daniel Gerzson, líder de design exterior da FCA para a América Latina.
Foto: Divulgação/Nissan