As vendas de caminhões em novembro mais uma vez se mostraram em trajetória ascendente depois de quatro anos de quedas consecutivas. No mês passado, os emplacamentos de 7,7 mil unidades representaram um crescimento de 41,2% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram negociados 5,5 mil caminhões. Os dados são da Fenabrave, a federação que reúne os distribuidores de veículos no Brasil, com base no Renavan, divulgados na segunda-feira, 3 de dezembro.

O desempenho positivo mensal reforça a trajetória de crescimento do segmento no ano. De janeiro a novembro, o mercado de caminhões absorveu 68,8 mil unidades, volume perto de 50% superior ao anotado nos dozes meses anteriores, de 45,9 mil licenciamentos.

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O volume de vendas contabilizado até novembro supera expectativas anteriores. No início do ano, diversos representantes da indústria projetavam um crescimento de 30% sobre o obtido em 2017, para um mercado em torno de 68 mil unidades.

“O mercado se comporta com um viés otimista após o período eleitoral, indicando continuidade do crescimento”, observou Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus na recente entrega do primeiro e-Delivery para Ambev, em outubro. “A economia do País está voltando e com ela o mercado de caminhões, que deve ter um crescimento em torno de 50% em 2018, seguindo a tendência mostrada até aqui.”

Para atender à demanda crescente que se espera, Cortes já anunciou 350 novas contratações para acelerar produção em Resende (RJ), com o início de um segundo turno parcial em dezembro. Também a Volvo, em Curitiba (PR), já decidiu aumentar as atividades no chão de fábrica. Resolve somente processo interno para determinar número de pessoas a serem absorvidas para completar o expediente integral de um segundo turno parcial, iniciado no começo do ano com a chegada de 250 colaboradores.


 

Décio Costa
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