A ZF prepara aumento de capacidade na fábrica de Limeira (SP), onde operava a TRW, para produzir sistemas de direção elétrica com objetivo de abastecer mercados internacionais, dentre os quais China, Estados Unidos e México.
O recém-nomeado presidente da companhia para América Latina, Carlos Delich, prefere não revelar valor de investimento, tão pouco volumes, mas reforça a importância de exportar, embora ressalte ser mais eficiente nacionalizar a produção nos mercados em que atua. “Mas o Brasil não é uma ilha e precisa também ser exportador.”
De acordo com Delich, as remessas começam nos próximos meses e, além dos sistemas de direção, a empresa também avalia outros componentes que poderão entrar na lista das exportações a partir de Limeira.
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O anúncio do novo presidente da ZF teve como palco a Automec 2019, até 27 de abril no São Paulo Expo, onde a empresa leva mais de 1 mil novas referências em peças para o mercado de reposição, das embreagens e transmissões a uma nova linha de pastilhas de freio, além da apresentação de pastilhas de freio específicas para veículos elétricos.
Na esteira de produtos, a companhia também estreita relacionamento com o mercado de reposição com o pré-lançamento do [pro] Tech, programa que reúne suporte técnico ao mecânico baseado em vídeo e atendimento pelo especialista da ZF. “Pós-vendas não é somente produzir peças, mas também ajudar o distribuidor e o reparador”, destaca João Lopes, diretor de aftermarket da ZF.
Lopes, aliás, se mostra entusiasmado com a movimentação da Automec, o que indica que sua estimativa crescer dois dígitos poderá se consolidar, após desempenho semelhante registrado no ano passado. Segundo o executivo, a participação do aftermarket nos negócios da ZF, particularmente no Brasil, é de 20%, “com tendência a aumentar”.
Foto: ZF/Divulgação
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