Lançado há um ano no Brasil e com vendas em alta nas concessionárias e também pelo sistema on-line, o VAI (Vehicle Artificial Intelligence), dispositivo de conectividade automotiva da brasileira Wings, será exportado nos próximos meses para a Argentina e Chile.
Desenvolvido pela Wings em parceria com o centro privado de inovação CESAR e a Embrapii, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, o VAI vem registrando crescimento exponencial em vendas no País, segundo revela João Marcelo Barros, diretor da fabricante de acessórios para automóveis.
A meta é atingir a marca de 36 mil veículos conectados até o final deste ano e para 2020 o objetivo é conectar 140 mil carros, superando receita anual de R$ 81 milhões com a venda do VAI.
De acordo com Barros, o progresso dos negócios vai ao encontro das tendências globais de aumento pela demanda por soluções de conectividade. “Estudos da McKinsey projetam movimentação superior a US$ 750 bilhões por ano no mundo dos veículos conectados até 2030. O crescimento que o VAI tem alcançado neste primeiro ano é uma mostra clara que esta tendência deve se concretizar”.
Comercializado inicialmente nas concessionárias de veículos, o VAI passou a contar este ano com um canal de vendas online, que já possui uma taxa de crescimento médio mensal superior a 400%. As vendas no varejo também seguem em expansão, com mais de 70 concessionárias comercializando os planos de conectividade para seus clientes e utilizando o sistema de inteligência artificial do dispositivo para detectar as reais necessidades dos consumidores no dia a dia.
“A expectativa é superar a marca de 200 concessionárias ainda este ano e de 600 lojas até 2020”, adianta o diretor da Wings. “Hoje o VAI é vendido em concessionárias Jeep, Toyota, Volkswagen e Hyundai de todo o País e, em breve, faremos nossa estreia também na Argentina e no Chile”.
LEIA MAIS
→Conectividade estabelece plano de gestão de frota
→Recursos para P&D no Rota 2030 já somam R$ 80 milhões
De acordo com a Wings, o interesse do consumidor em aderir à ferramenta acompanha o ritmo de disseminação da informação do quanto a tecnologia ajuda o proprietário do veículo a economizar com a proteção do seu bem. Neste ano, novas funcionalidades de segurança foram incorporadas ao VAI, que passou a ser uma alternativa de baixo custo ao seguro automotivo, além de uma fonte de informações e diagnóstico da saúde do carro.
O VAI pode ser encontrado em concessionárias e pela internet no endereço: https://vai.com.vc/. O serviço custa a partir de R$ 18/mês. Com sede em Pernambuco, a Wings comercializa sistemas de estacionamentos, central multimídia e monitores nas concessionárias e também atua diretamente com as montadoras no desenvolvimento de acessórios.
Foto: Divulgação/Wings