O primeiro veículo elétrico da Caoa Chery, o Arrizo 5e, chega ao mercado brasileiro, importado da China, por R$ 159,9 mil. Ao apresentar o modelo nesta terça-feira, 1, o CEO da empresa, Marcio Alfonso, admitiu interesse na produção local do modelo.
“Vai depender da sua aceitação”, comentou o executivo. “Não é um projeto difícil, depende apenas de adequação da linha de montagem. Concentra-se aí a maior parte do investimento”.
A empresa está recebendo este ano um lote de 130 unidades do Arrizo 5e e outras 100 chegarão no início do próximo ano. A primeira concessionária a receber o modelo está sendo inaugurada na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, na capital paulista. Em janeiro, quando serão iniciadas as vendas no varejo, mais cinco revendas estarão equipadas para vender o elétrico no País: Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília.
Segundo o CEO da Caoa Chery, as vendas iniciais serão para locadoras e frotistas, que já procuraram a empresa para adquirir o produto. O Arrizo 5e traz baterias de íons de lítio com capacidade de carga de 53,5 kWh, uma das mais altas para modelos elétricos já disponíveis no mercado brasileiro, de acordo com a empresa.
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Sua autonomia chega a 322 quilômetros (conforme norma Inmetro), auxiliada ainda por um sistema de regeneração de energia (ERE – Energy Recovery) que atua com sete diferentes níveis, sendo quatro padrões e três adicionais.
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Segundo o supervisor de P&D da Caoa Chery, Ednei Navarro, o tempo estimado de carregamento das baterias é de até uma hora em sistema de carga rápida (eletropostos), de até oito horas em sistema Wall Box e de até vinte horas com cabo emergencial em tomada de três pinos. O preço do Arrizo 5e não inclui o Wall Box, que tem de ser adquirido à parte.
A potência do elétrico chines é de 90 kW, equivalente a 122 cv. O torque é de 276 Nm, ou 28,1 kgfm. Como comparação, a empresa lembra que a versão do Arrizo 5 com motor a combustão 1.5 turbo Flex tem 150 cv e 190 Nm / 19,4 kgfm, respectivamente. A velocidade máxima da versão 5e é de 152 km/h.
Um diferencial tecnológico da Caoa Chery é o sistema de baterias divididas em 24 módulos. Em caso de necessidade de reparo apenas um módulo pode ser substituído, sem a necessidade de troca do conjunto completo. O modelo tem oito anos de garantia para o sistema de propulsão elétrico e três anos para o veículo completo. O valor total das revisões até 60 mil quilômetros é de R$ 2.257, valor 30% inferior em relação aos preços praticados na versão flex.
Dentre os itens de segurança do sedã elétrico, a fabricantes destaca o sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus, assistente eletrônico de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico, AutoHold e modos de condução Sport, Eco e ainda ECO+ (para situações de emergência).
Um exemplo é a central de interação e gerenciamento de funções do veículo, com tela de 10 polegadas sensível ao toque que reúne comandos de climatização, regeneração de energia, rádio, mídias, interface visual com celular, sincronização de contatos/telefone e configuração de equipamentos.
Um exemplo é a central de interação e gerenciamento de funções do veículo, com tela de 10 polegadas sensível ao toque que reúne comandos de climatização, regeneração de energia, rádio, mídias, interface visual com celular, sincronização de contatos/telefone e configuração de equipamentos.
O Arrizo 52 também é equipado com central de interação e gerenciamento de funções do veículo, com tela de 10 polegadas sensível ao toque que reúne comandos de climatização, regeneração de energia, rádio, mídias, interface visual com celular, sincronização de contatos/telefone e configuração de equipamentos.
Fotos: Divulgação/Caoa/Chery
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