Onúmero de unidades negociadas despencou, mas o ranking dos automóveis e comerciais leves mais vendidos no Brasil em quase nada mudou em março. O agravamento da pandemia da Covid-19 e da implementação das medidas de restrição de atividades do comércio e isolamento social afetaram igualmenteo desempenho das marcas. Assim, líderes se mantiveram à frente e os veículos que estavam lá atrás, seguiram como coadjuvantes.
Carro mais vendido nos últimos cinco anos no País, o Chevrolet Onix seguiu na ponta com 12 mil unidades emplacadas, cerca de 30% abaixo da média mensal que registrara no primeiro bimestre. Ainda assim, foi o único modelo a superar a marca de 10 mil unidades, segundo levantamento da Fenabrave.
Mas os tempos estão mais difíceis até para o hatch, que teve 47 mil unidades licenciadas no primeiro trimestre. Um recuo também da ordem de 30% sobre as 55 mil negociadas em igual período do ano passado, enquanto a queda média do mercado de automóveis e comerciais leves ficou em 8,1% no período.
Apesar disso, segue com larga vantagem sobre o segundo colocado, que, para sorte da Chevrolet, é outro de seus modelos: o Onix Plus. O sedã tem acumulados no ano 24,5 mil emplacamentos, 6,7 mil somente no mês passado.
Na terceira colocação aparece o Ford Ka, com 22,6 mil licenciamentos no ano e 7,1 mil em março, seguido pelo Hyundai HB20, com 22 mil unidades no trimestre, 7 mil das quais no último mês.
Chama a atenção entre os modelos mais vendidos o desempenho do Fiat Argo. O hatch da Fiat teve quase 6,1 mil emplacamentos em março, seu melhor resultado mensal no ano — 4,8 mil em janeiro e 5,9 mil em fevereiro —, e perto de 16,8 mil unidades no primeiro trimestre, acima até dos 16,2 mil lincenciamentos de igual período de 2019. Correu assim, na contramão do mercado.
LEIA MAIS
→ Vendas despencam e março tem pior desempenho em 14 anos
OS DEZ MAIS VENDIDOS jan-mar (em mil unidades)
Veículos | Unidades | |
1° | Chevrolet Onix | 47,7 |
2° | Chevrolet Onix Plus | 24,5 |
3° | Ford Ka | 22,6 |
4° | Hyundai HB20 | 22,0 |
5° | VW Gol | 17,6 |
6° | Fiat Argo | 16,8 |
7° | Renault Kwid | 16,7 |
8° | Fiat Strada | 15,4 |
9° | VW Polo | 14,9 |
10° | Jeep Renegade | 14,2 |
Foto: Divulgação
- Nova geração quer recolocar a Triton na trilha do consumidor - 22 de novembro de 2024
- Caoa Chery dobra vendas, participação e estabelece recorde anual - 18 de novembro de 2024
- Royal Enfield terá segunda montagem de CKDs no Brasil - 14 de novembro de 2024