Após paralisação de 14 dias no recesso de fim de ano, de 20 de dezembro a 2 de janeiro, a General Motors anuncia novo período de férias coletivas na fábrica de Gravataí, onde produz a linha Onix, seu carro-chefe no Brasil. A chamada “parada técnica” será de 21 de fevereiro a 20 de março, “para atualizações na linha de produção”, conforme nota oficial da montadora.
A GM foi a montadora que parou por mais tempo no ano passado – de março a agosto -, na ocasião alegando problemas com falta de semicondutores. Desta vez a empresa não admite estar enfrentando problemas de desabastecimento, garantindo que as férias coletivas serão concedidas pela necessidade de ajustes na fábrica gaúcha.
Em função das paradas no ano passado, a General Motors perdeu a liderança do mercado brasileiro para a Fiat e encerrou 2021 na terceira colocação, atrás também da Volkswagen.
A fabricante de origem alemã é outra que também entrou 2022 com paralisações na área produtiva em períodos mais prolongados do que os tradicionalmente concedidos nas viradas de ano. A empresa está com a produção paralisada em Taubaté, onde concentram-se as linhas do Gol e Voyage, desde dezembro.
Dentre os motivos apresentados pela empresa, a adequação da fábrica para a produção do Polo Track e também a escassez de semicondutores. O retorno em Taubaté se dará na próxima segunda-feira, 7, em um único turno. A montadora não confirma informações de sindicalistas de Taubaté de que o segundo turno seria retomado em abril.
Segundo a Volkswagen, as demais fábricas – São Bernardo do Campo e São Carlos, em São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná – estão funcionando normalmente após as férias coletivas de final de ano. Na unidade do ABC paulista a Volkswagen divulgou excedente de 450 colaboradores, razão de ainda estar aberto o PDV, Programa de Demissão Voluntária, anunciado no ano passado.
LEIA MAIS
→GM concede férias coletivas em Gravataí por falta de componentes
→Em um turno, GM retoma operações em Gravataí na segunda-feira
→Com larga margem, Fiat começa 2022 à frente do mercado novamente
→Peugeot tem melhor resultado em 14 anos
Com períodos menores de paralisação na virada e início deste ano, as marcas representadas pela Stellantis – Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën – continuam ganhando espaço no mercado, conforme ranking divulgado esta semana pela Fenabrave.
Foto: Divulgação/GM
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024