Com o aperto da legislação ambiental da fase L7 do Proconve, Programa de Controle de Emissão Veicular, em vigor desde janeiro, a Mercedes-Benz começou a reformular sua oferta da linha Sprinter com lançamento de versão inédita Street 315 CDI, nas configurações Truck (cabine-chassi) e furgão. Para o segundo semestre, espera-se as atualizações no restante da linha, na faixa de 4 e 5 toneladas, a fim de cumprir as exigências da P8.
Para adequar o comercial leve às restrições de emissões, a fabricante adotou novo motor, o OM654 em substituição ao OM651. Em termos práticos, o transportador tem opção mais potente. O modelo passa a desenvolver 150 cv e 34,7 kgfm de torque ante 143 cv e 33,7 kgfm que gerava o motor da versão anterior, a 314 CDI.
Apesar do aumento nos números das especificações técnicas, a Mercedes-Benz garante que o modelo também promete menor consumo de combustível. São 6% a menos em ciclos urbanos e 11% menor nas operações rodoviárias em comparação ao antecessor.
De acordo com Denis Paes, engenheiro de marketing de produto da Mercedes-Benz Cars & Vans, o desenvolvimento perseguiu quatro requisitos principais: potência, redução de peso, baixo nível de atrito e máximo desempenho.
“É um motor já consagrado, lançado na Europa em 2016, primeiramente em automóveis, e desde 2020, recalibrado para a Sprinter. Tem bloco de alumínio, o que o torna 31 kg mais leve que o antecessor, turbo de geometria variável, que permite gestão mais equilibrada entre os ciclos urbanos e rodoviários, sistemas de aquecimento e alimentação melhorados e eletrônica otimizada.”
A oferta para acabamentos e equipamentos segue a adotada em 2019, ocasião na qual a marca lançou nova a atual geração da linha Sprinter. A gama traz pacote de assistentes de direção, dentre os quais sistema de frenagem de emergência e controle eletrônico de estabilidade. Nos itens opcionais se encontram central multimídia com recursos de conectividade, e volante multifuncional.
Produzido na Argentina, o Sprinter Street 315 CDI começa a chegar nas concessionárias da marca na última semana de abril com preços a partir de R$ 239.600, para a configuração Truck, e R$ 249.000, os furgões.
Este ano o Sprinter completa 25 anos desde que passou a ser oferecido no País e soma mais de 150 mil unidades vendidas. Com a linha, que atende necessidades de 3,5 a 5 toneladas, a Mercedes-Benz participa com 30% no chamado segmento de large vans. No ano passado, segundo a marca, o mercado absorveu em torno de 31 mil unidades, dentre cabines-chassis, furgões e vans.
LEIA MAIS
→Sprinter acelera vendas com novo perfil de consumo
→Sprinter Truck: novo nome dos chassis urbanos da Mercedes-Benz Vans.
→Novo Mercedes-Benz Sprinter eleva nível tecnológico em comerciais leves
Foto: Mercedes-Benz/Divulgação
- Volvo leva a melhor no mercado de caminhões acima de 16 toneladas - 19 de novembro de 2024
- Sergomel coroa crescimento com estreia na Fenatran - 13 de novembro de 2024
- Cummins materializa o compromisso com a descarbonização - 11 de novembro de 2024