Os licenciamentos de caminhões novos no País ao fim do primeiro semestre acumularam 57,3 mil unidades, volume 1,22% inferior ao apurado no mesmo período do ano passado, de pouco mais de 58 mil unidades.
De acordo com balanço da Fenabrave apresentado na terça-feira, 5, o recuo reflete a dificuldade enfrentada pelas fabricantes com a falta de componentes, mas já enxerga ao menos um equilíbrio entre a oferta e a demanda.
“No começo do ano, tinham muitas entregas represadas, com espera que chegava a 180 dias. Este problema foi contornado e o segmento conseguiu se estabilizar”, afirma em nota Andreta Jr., presidente da federação que reúne os distribuidores de veículos.
No mês passado, o mercado transportador de carga absorveu 10,8 mil caminhões, uma alta de 5,3% sobre maio, quando os licenciamentos somaram 10,3 mil unidades, mas uma baixa de 2,1% em relação a junho de 2021, ocasião na qual apurou perto de 11,1 mil licenciamentos.
A Fenabrave aproveitou o fechamento do primeiro semestre para revisar as projeções do ano. Se em janeiro a entidade estimativa um crescimento nas vendas de caminhões de 7,3% sobre 2021, para 136,6 mil unidades, agora pondera um mercado igual ao do ano passado, pouco acima de 127 mil unidades.
Segundo a federação, o desabastecimento de peças e componentes ainda deverá permanecer como desafio nos próximos meses. Avalia, no entanto, que se a indústria conseguir atender ao mercado, mesmo que parcialmente, o segmento poderá encerrar o ano equilibrado.
Cabe lembrar que no segundo semestre deverá ocorrer uma possível corrida às compras de caminhões em virtude da mudança de fase do Proconve a partir de janeiro de 2023 e, com ela, aumento de preço nos futuros veículos adequados ao Euro 6.
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Foto: Scania/Divulgação
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