A Marcopolo, em parceria com a Enel X e a Prefeitura de Angra dos Reis (RJ), coloca em operação seu primeiro ônibus integral 100% elétrico, o Attivi. Nos próximos 30 dias, o modelo estará a serviço de concessionária local em linha urbana com o objetivo de avaliar o comportamento do veículo nas diversas condições geográficas da cidade.
De acordo com a fabricante de Caxias do Sul (RS), depois dos testes, o município abrirá licitação para compra dos ônibus, incluindo consultas públicas. A estimativa é de primeiro semestre de 2023 os ônibus elétricos comecem a operar de maneira regular na cidade. O projeto inicial engloba 80% da frota do transporte público, mas a intenção é chegar a uma frota 100% elétrica.
“Projetos de eletromobilidade vão além do fornecimento dos ônibus. Preveem o desenvolvimento de uma solução completa de mobilidade urbana, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias. Queremos oferecer também ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento”, resume João Paulo Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo.
O Attivi tem chassi próprio d Marcopolo, capacidade para 80 passageiros e promete autonomia de até 250 km. Ainda este, a empresa programa produção de 30 unidades.
LEIA MAIS
→Marcopolo integra projeto de ônibus a hidrogênio
→Marcopolo começa a produzir seu primeiro ônibus elétrico
Foto: Marcopolo/Diivulgação