A fim de ampliar a sua capacidade anual em 30%, de 312 mil para 410 mil motores por ano, a General Motors anuncia a instalação do 3º turno em sua fábrica de Joinville (SC) a partir de 1º de novembro. Serão contratados 130 novos trabalhadores, totalizando um quadro de 762 funcionários na planta.
“A volta do terceiro turno em Joinville tem um significado muito relevante para a GM na América do Sul”, comenta afirma Santiago Chamorro, presidente da GM na região. “Com esse aumento de capacidade vamos exportar motores e atender a fábrica de São Caetano do Sul, onde a partir de 2023 produziremos a nova Montana”.
A General Motors já vinha exportando motores a partir da fábrica de São José dos Campos, no interior paulista. Agora, com o projeto de vendas externas abrangendo também a unidade catarinense, os volumes serão ampliados.
Inaugurada em 2013, a fábrica de Joinville também produz cabeçotes e blocos. Sua área foi quadriplicada em 2017, quando também foram adotados processos pioneiros de conservação ambiental e eficiência energética que a colocam entre as fábricas mais sustentáveis e modernas da GM em todo o mundo.
Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 5, sobre a criação do 3º turno em sua planta de motores, a GM informa ainda que todas as suas unidades da região são Zero Aterro desde 2018.
LEIA MAIS
→Vendas de veículos leves somam 181 mil em setembro
→GM confirma Silverado para o final de 2023
Em Santa Catarina, a fábrica também conta com um eficiente sistema de eficiência energética, com o uso de energia fotovoltaica, além de reciclagem de água industrial por meio de osmose reversa e tratamento de efluentes e esgotos em jardins filtrantes.
A General Motors perdeu a liderança do mercado para a Fiat em 2021, quando caiu para o terceiro lugar após enfrentar longo período de paralisação na fábrica de Gravatai (RS) por causa da falta de semicondutores. Este ano sua participação vem crescendo e a Chevrolet disputa a vice-liderança com a Volkswagen.
Foto: Divulgação/GM
- Fora do Top 5 do atacado, Creta é líder no varejo em 2024 - 19 de novembro de 2024
- Locadoras garantem alta no mercado automotivo em novembro - 18 de novembro de 2024
- Importações da China elevam déficit comercial das autopeças brasileiras - 18 de novembro de 2024