O Grupo Renault, detentor das marcas Renault, Dacia e Alpine, comemora o faturamento de € 9,8 bilhões no 3º trimestre de 2022. O resultado é 20,5% maior do que o registrado em igual período do ano passado. A comparação já desconsidera os números referentes às atividades russas da Avtovaz, operação da qual o grupo se desfez no primeiro semestre.
A divisão automotiva, particularmente, cresceu ainda mais, 21,7%, e respondeu por € 9 bilhões de euros, 92% do total. Apesar dessa evolução na arrecadação, as marcas do grupo negociaram conjuntamente 481 mil veículos em todo o mundo de julho a setembro, 2,4% a menos.
A aparente contradição comprova o sucesso da política comercial de centrar esforços na oferta de produtos de maior valor agregado, iniciada a partir do fim de 2020.
Segundo a empresa, as vendas mais rentáveis responderam por 70% do varejo nos cinco principais mercados da Europa— França, Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido —, 6 pontos porcentuais a mais do que no 3ºtrimestre de 2021. O segmento C representou 41% dos negócios, crescimento de 5 pontos.
Nos nove primeiros meses do ano, a linha E-Tech, dotada de motorização elétrica ou híbrida, totalizou 38% das vendas de veículos de passeio da marca Renault na Europa, progressão de 12 pontos em comparação com as de janeiro a setembro do ano passado.
“O grupo começa a se beneficiar da renovação da gama de produtos, com o lançamento promissor do Renault Megane E-Tech Electric e do Dacia Jogger. O Renault Austral, cujo lançamento está só começando, fortalece o retorno do grupo ao segmento C. Todas estas iniciativas estão melhorando a competitividade e nos permitirão atingir nossos objetivos de 2022″, analisao CFO Thierry Piéton.
Em 8 de novembro, o grupo vai apresentar a segunda etapa do plano estratégico Renaulution, além de atualização de seus objetivos financeiros de médio prazo.
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