Os grupos Geely e Renault se juntam para criar empresa independente dedicada ao desenvolvimento, produção e fornecimento de motores híbridos e a combustão interna de alta eficiência. Pelo acordo de cooperação, a nova companhia será formada com a participação de 50% de cada um dos grupos automotivos.
A partir da criação, a joint venture começará a fornecer motores para as montadoras de suas próprias organizações, como Renault, Dacia, Geely Auto, Volvo Cars, Lynk & Co, Proton, além das marcas da aliança com o grupo francês, Nissan e Mitsubishi. Futuramente, no entanto, outros fabricantes poderão se beneficiar das tecnologias de motores.
“O Renault Group está acelerando seu plano de transformação Renaulution para criar valor em toda a nova cadeia de valor da indústria automotiva”, resume em nota Luca de Meo, CEO do Renault Group. “Vamos ter condições de oferecer motores e soluções eletrificadas de ponta para várias montadoras de automóveis em todo o mundo, expandindo o potencial de mercado desta tecnologia de baixas emissões.”
De acordo com comunicado, a nova empresa nascerá com a força de 17 fábrica de motores em três continentes, em torno de 19 mil empregados e capacidade anual de produção para 5 milhões de motores, dentre os convencionais a combustão interna e híbridos. As fabricantes enxergam fornecimento para 130 países e regiões, além de cobertura para 80% do mercado global em motores a combustão.
“O acordo firmado hoje com o Renault Group vai permitir criar a empresa líder mundial em tecnologias híbridas, para fornecer soluções avançadas de alta eficiência energética para montadoras de automóveis de todo o mundo”, completa Eric Li, presidente do Conselho da Geely Holding Group.
O projeto será formalizado em 2023 e anuncia também como possibilidade atrair outros parceiros.
LEIA MAIS
→Grupo Renault fatura 20,5% a mais no 3º trimestre
→Renault cria unidade dedicada à economia circular
→Geely compra 34% do braço coreano da Renault
→Volvo e Geely unificarão produção de motores em nova empresa global
Foto: Renault/Divulgação