As linhas de caminhões FH e FM movidos a gás da Volvo receberam reforço com a introdução da opção com motor de 500 cv no portfólio, no qual já constavam as ofertas de 420 cv e 460 cv. A novidade traz argumentos para atuar em operação mais exigentes no transporte de longas distâncias rodoviárias.

A novidade surge em momento de necessidade de nova calibração para se adequar à fase E das normas ambientais do Euro 6. Com os ajustes, a fabricante calcula uma economia de combustível de 4% em relação aos motores da etapa D. Depois, os modelos também receberam cilindros 10% maiores, o que contribui para autonomia de ao menos 1 mil quilômetros.

Adequados para funcionar com biogás liquefeito, os caminhões possibilitam operações neutras em carbono e se mostram oportunos no médio prazo.

Recente plano apresentado por comissão da União Europeia, o REPower EU, coloca foco na capacidade de produção regional de diferentes tipos de energia. Um dos tópicos é de aumentar em 10 vezes a produção anual de biogás até 2030, para 35 milhões de m², o que deve acelerar a substituição do gás fóssil pelo renovável. Mais de 78 usinas já estão confirmadas para estarem prontas até 2024.

“O biogás é um ótimo complemento para os transportes elétricos, ajudando os transportadores com suas ambições de sustentabilidade e objetivos de transportes neutros para o clima”, defende em nota Daniel Bergstrand, gerente de produto para caminhões movidos a gás da Volvo Trucks.

Para a Volvo, o reforço na linha de caminhões a gás segue a estratégia da Volvo para alcançar emissões zero, na qual também constam as rotas da eletrificação e da célula de combustível.

“Várias soluções técnicas são necessárias, pois a disponibilidade de infraestrutura de energia e combustível difere muito entre países e regiões. Além disso, os requisitos para cada atribuição de transporte podem variar”, resume Bergstrand.

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Foto: Grupo Volvo/Divulgação

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