Assim como admitiu a General Motors do Brasil aos trabalhadorees de São José dos Campos, SP, ao anunciar férias coletivas de 27 de março a 13 de abril, também a Hyundai decidiu paralisar a produção por duas semanas para adequar oferta à demanda, sinal claro de que o consumidor está sumindo das lojas. Em outros casos, como da Stellantis e da Volkwagen, a paralisação das linhas de montagem estaria ligada à falta de semicondutores.
No caso da Hyundai, as férias coletivas na fábrica de Piracicaba, no interior paulista, começam nesta segunda-feira, 20, e o retorno se dará apenas em 3 de abril, uma segunda-feira. Estão suspensos os três turnos de trabalho nas linhas de veículos, enquanto a operação de motores seguirá normal.
“A ação tem como objetivo adequar os volumes de produção para o mês de março, evitando a formação de estoques e acompanhando a dinâmica do mercado interno de veículos para o primeiro trimestre do ano. Os volumes originais de produção programados para os demais meses de 2023 permanecem inalterados”, informou a Hyundai em comunciado distribuido nesta segunda-feira, 20.
A GM, por sua vez, vai interrromper as atividades produtivas em São José dos Campos de 27 de março a 13 abril, quando cerca de 80% dos 4 mil trabalhadores da empresa estarão em férias coletivas. Lá são fabricados o utilitário esportivo Trailblazer, a picape S-10, motores e câmbios.
Também a partir da próxima segunda-feira, 27, até 5 de abril, a Volkswagen paralisará, por meio de férias coletivas, a produção em Taubaté, SP. No mês passado, a montadora tinha interrompido as operações em São Bernardo do Campo e São Carlos, SP, além de São José dos Pinhais, PR, alegando falta de semicondutores.
Assim como a Volkswagen, a Stellantis informa que vai reduzir produção devido à necessidade de ajustar o volume de produção à disponibilidade de componentes. A empresa concederá férias coletivas na planta de Goiana, PE, liberando um dos três turnos de trabalho a partir da quarta-feira, 22, com retorno ao trabalho programado para 10 de abril.
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“No dia 27 de março, as atividades também serão interrompidas nos demais turnos, com retorno previsto para 6 de abril”, informa comunicado divulgado pela Stellantis nesta segunda-feira, 20, no qual garante que as demais fábricas da empresa continuam a produzir normalmente.
Iniciada em 2021, a crise dos semicondutores afetou a indústria brasileira principalmente no primeiro semestre do ano passado. O problema tinha sido amenizado nos últimos meses, mas agora várias montadoras voltaram a admitir problemas nas linhas de montagem. Ao contrário de 2022, quando o consumo seguia em alta e havia falta de produtos, agora já há preocupação, como admite a Hyundai, com o risco de alta nos estoques.
É esperar para ver como será equalizado o processo oferta x demanda no próximos meses. Anfavea e Fenabrave vêm deixando claro que as restrições ao crédito e os juros altos estão afastando os consumidores das lojas.
Foto: Divulgação/Hyundai
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