AStellantis apresentou esta semana a STLA Medium, sua plataforma global para os segmentos C e D que começará a servir de base para a produção de veículos na Europa ainda este ano. Segundo a montadora, um de seus grandes atributos é a potencial autonomia de 700 km, no caso das versões integralmente elétricas a bateria.
Flexível, a STLA Medium será base de uma grande variedade de modelos e configurações de propulsão e que se enquadrariam no universo de cerca de 35 milhões de unidades vendidas mundialmente em 2022, quase metade dos 78,5 milhões de veículos de todos os segmentos negociados no planeta.
As diversas marcas da Stellantis oferecem, hoje, 26 modelos para essa faixa de mercado, mas montados sobre plataformas distintas. Só STLA Medium poderá responder por até 2 milhões de veículos fabricados anualmente nas diversas plantas do grupo.
Serão desenvolvidos sobre a nova plataforma automóveis convencionais de passeio, crossovers e SUVs que serão vendidos mundialmente com propulsão de tração dianteira ou nas quatro rodas com a adição de um segundo módulo de acionamento elétrico na parte traseira e faixa de potência elétrica de 160 a 285 kW.
Os veículos poderão ter distância entre-eixos de 2,7 metros a 2,9 metros, comprimento total de 4,3 metros a 4,9 metros, distância do solo de mais de 220 mm e rodas de até 750 mm de diâmetro.
“O que vemos hoje é um produto para oferecer uma mobilidade limpa, segura e acessível, apoiada por investimentos de € 30 bilhões em eletrificação e software até 2025”, enalteceu Carlos Tavares, CEO da Stellantis, durante a apresentação da nova plataforma.
O pacote de investimento destacado por Tavares também dará origem a outras três plataformas de elétricos a bateria e que contribuirão para que a empresa alcance, até 2030, portfólio integral de modelos a bateria na Europa e 50% de automóveis de passageiros e caminhões leves elétricos a bateria nos Estados Unidos.
Os 700 km de autonomia da STLA Medium serão alcançados na configuração que levará um pacote superior de baterias, enquanto que na configuração standard será possível rodar 500 km, segundo as normas WLTP. “Com um desempenho de até 98 quilowatts-hora (kWh), a STLA Medium é a melhor da categoria em energia armazenada”, assegura a montadora.
LEIA MAIS
→ Stellantis já se beneficia da inovação aberta no Brasil
→ De olho em níquel e cobalto, Stellantis compra ações da Kunico
A STLA Medium, que utiliza arquitetura elétrica de 400 volts, oferecerá a melhor eficiência energética, tempo de recarga e conectividade, segundo a montadora.
Dependendo da aplicação, o consumo pode ser inferior a 14 kWh por 100 km, também o melhor da categoria em eficiência energética, de acordo com a Stellantis. O carregamento da bateria de 20% a 80% de carga demandará 27 minutos, uma taxa de 2,4 kWh por minuto.