Já se vão mais de cinco anos do último Salão do Automóvel realizado no São Paulo Expo, na capital paulista, em 2018. A edição de 2020, que já estava comprometida pela resistência das montadoras em gastar com eventos do gênero, acabou efetivamente não ocorrendo por causa do advento da Covid-19 em março daquele ano.
De lá para cá muito se falou e muito se publicou sobre a volta ou não do salão do automóvel, seja em novo formato ou no tradicional. O tema até caiu em descrédito após ser divugada sua volta para o Parque de Exposições do Anhembi em edição que estaria programada para o ano que vem.
Questionado sobre o tema durante divulgação do balanço do setor na quinta-feira, 7, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite deu como certa a realização do Salão do Automóvel em 2024, apesar de ainda não haver definições quanto a local e data.
LEIA MAIS
→Anfavea tenta recriar Salão do Automóvel no novo Anhembi
→Reunião da OICA reúne representantes de 15 países em São Paulo
“Fizemos eventos importantes em 2023, como o realizado em Brasilia sobre o veículo elétrico e a reunião da OICA, a organização mundial dos fabricates de veículos, em São Paulo. Vimos como o Brasil tem tecnologias relevantes pra apresentar ao mundo e, nessa linha, não temos como não fazer o Salão”, comentou o executivo.
O assunto, segundo ele, já foi tema de conversas com CEOs das montadoras locais, que vêm positivamente a volta do salão desde que em novo formato, e também com o vice-presidente e títular do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
“A ideia é fazer um grande evento voltado pra tecnologia, a partir do qual poderemos mostrar para o mundo o que temos. Também queremos que os consumidores conheçam a fundo as inovações por meio de test-drives e outras ações. Já é certo que será em São Paulo e em novembro”, garantiu Lima Leite.
Ele revelou, inclusive, que já está confirmado o apoio da Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, com vsitas a promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para o setor.
Ele lembrou que na última edição, em 2018, foram 900 mil visitantes: “O formato será outro, mas já estamos conversando com diferentes empresas para garantir sua realização em 2024. É importante para o Brasil divulgar seus avanços em eficiência energética, que passam pelos biocombustíveis que temos no País”.
Foto: Divulgação
- Fora do Top 5 do atacado, Creta é líder no varejo em 2024 - 19 de novembro de 2024
- Locadoras garantem alta no mercado automotivo em novembro - 18 de novembro de 2024
- Importações da China elevam déficit comercial das autopeças brasileiras - 18 de novembro de 2024