Na semana passada, durante divulgação do balanço do setor automotivo no ano, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, não escondeu a frustração quanto aos recorrentes adiamentos da divulgação da segunda fase do Rota 2030, programa que ganhará o nome Mover, de Mobilidade Verde, em sua nova etapa.
No final do primeiro semestre, o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Ualace Moreira Lima, prometeu que a divulgação ocorreria até o fim de julho. De lá para cá, já foram várias as datas estimadas pelo Anfavea e pelo próprio governo, nenhuma concretizada até agora.
LEIA MAIS
→Mover, o novo Rota 2030, deve ser divulgado dia 13
→Rota 2030: “Não temos plano B”, diz presidente da Anfavea.
Na semana passada, durante evento de comemoração dos 25 anos da Renault no Brasil, na fábrica de São José dos Pinhais, PR, Ualace voltou a tocar no assunto, dizendo que a tão aguardada divulgação da segunda fase do programa automotivo ocorreria nesta quarta-feira, 13 de dezembro.
Até agora, perto das 17h, nada foi falado sobre o assunto que, inclusive, não consta da agenda diária do títular do MDIC, Geraldo Alckmin, sempre divulgada na noite anterior.
Na quinta-feira, 7, o presidente da Anfavea mostrou preocupação com a possibilidade de a segunda fase do Rota 2030 não estar definida no papel antes do final do ano. “Não temos plano B”, destacou o executivo, lembrando que a primeira fase vence no próximo dia 31 e sem novas regras o setor pode postergar definições de novos investimentos.
Essa segunda etapa definirá diretrizes com relação à descarbonização e à eletrificação da produção brasileira de veículos, fundamentais para a aprovação, pelas matrizes, de novos aportes no Brasil.
Foto: Divulgação/Volvo Car
- Fora do Top 5 do atacado, Creta é líder no varejo em 2024 - 19 de novembro de 2024
- Locadoras garantem alta no mercado automotivo em novembro - 18 de novembro de 2024
- Importações da China elevam déficit comercial das autopeças brasileiras - 18 de novembro de 2024