Em sua 8ª edição, a certificação Selo Maior Valor de Revenda do segmento duas rodas, fruto de estudo realizado pela Agência Autoinforme em parceria com a Textofinal de Comunicação, foi concedida ao scooter Honda PCX. Entre os modelos pesquisados, foi o que teve menor depreciação em 2023, de apenas 3,1%.
O scooter da marca japonesa, oferecido nas versões Sport ABS, DLX ABS, já havia recebido esse selo em 2016, quando sofreu desvalorização de 8,9%.
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Com motor 150cc, quatro tempos, arrefecido a líquido com injeção eletrônica, de 13,2 cc de potência a 8.500 rpm, o modelo alcança velocidade de 110 km/h (limitada eletronicamente) e faz 30 km com um litro de gasolina.
Ganhadores por categoria
Subdividido em 18 categorias, o estudo da certificação Selo Maior Valor de Revenda – Motos 2023 analisou a precificação de 121 modelos considerando os preços de tabela enquanto 0 km e o valor um ano depois de uso.
A Shineray XY 50 venceu na categoria 50cc, com índice de depreciação de 10,8%. Entre as demais vencedoras estão a Triumph Tiger 900 (Big Trail até 900 cc, com menos 7%), BMW R1250 (Big Trail acima de 900 cc, menos 8,5%), Triumph Speed Twin 900 cc (Clássicas, menos 4,5%), Triumph Trident (Crossover, menos 5,1%) e Royal Enfield Meteor 350 cc (Custom até 800 cc, menos 6,5%).
A Harley-Davidson Fat Boy foi a primeira na categoria Custom acima de 800 cc, com depreciação de 4,6%, enquanto a Shineray SE2 2300W vendeu no quesito Elétricas, com menos 12,6%. Na sequência vieram a Honda BIZ 110/125 (Motoneta, menor 4,3%), Honda CB 650R (Naked até 800 cc, com menos 4,7%), Kawasaki Z1000 (Naked acima de 800 cc – 5,9%).
A certificação contemplou ainda a Honda Forza 350 (Scooter acima 200 cc, com menos 5,2%), Honda CBR 650 R (Sport até 800 cc, menos 6,4%), Honda CBR 1000 RR-R Fireblade SP (Sport acima de 800 cc, menos 6,8%), Honda CG 160 (Street, menos 6,9%), Harley-Davidson Ultra Limited (Touring, menos 4,1%) e Honda NXR 160 Bros (Trail, menos 5,6%).
Foto: Divulgação/Autoinforme