A Volvo Buses consolida atuação no segmento de chassi rodoviário com um crescimento no ano passado de 60% nas entregas, o que permitiu encerrar o período com participação de 24,2%. O total das vendas da fabricante no País, dentre urbanos e rodoviário, alcançou 700 unidades, um avanço de 6,4% sobre o mesmo período do ano passado.

Para André Marques, presidente da Volvo Buses da América Latina, foi ano excepcional para a companhia no mercado brasileiro, afinal, as entregas região somaram 1,2 mil chassis, com o Brasil respondendo por 55%. “Os novos produtos Euro 6 tiveram rápida aceitação dos frotistas. Estão mais seguros, econômicos e eficientes, o que impacta de maneira positiva nas operações.”

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Com os novos produtos, associados à necessidade de renovação de frota e ao crescimento do turismo rodoviário, impulsionado pela alta nas tarifas aéreas, Marques já trabalha com uma expectativa de alta de 20% no mercado de ônibus acima de 16 toneladas. “Além da demanda por viagens mais acessíveis, é um ano eleições municipais que, por tradição, aquece as vendas de urbanos.”

Com a mudança para as normas do Proconve P8, equivalente a Euro 6, a Volvo Buses reforçou portfólio de chassis rodoviários com mais potência e economia, a partir do trem do força dos caminhões da linha F. Com motor de 13 litros nas opções de 380, 420, 460 e 510 cv e atrelado à caixa I-Shit, o veículo proporciona até 9% a menos de consumo em relação à geração anterior. A fabricante também incorporou à oferta o chassi B320R, espécie de curinga para atender os segmentos rodoviário, urbano e de fretamento.

Em paralelo, a Volvo segue trilha da eletrificação com o BZL. O ônibus já passou por demonstrações em Curitiba (PR) e desembarcou em São Paulo para nova bateria de experimentações. Além das fronteiras brasileira, de acordo com Marques, o modelo tem boa oportunidade de começar em Santiago, no Chile. “Em breve, a cidade fará licitação para 1,1 mil ônibus elétricos.”


Foto: Volvo/Divulgação

Décio Costa
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