A Volkswagen Caminhões e Ônibus reforça atuação internacional com o início de produção de veículos na Argentina, em parceria com a operação industrial da Volkswagen no país. Em área exclusiva de 15 mil m² na fábrica de Córdoba, unidade responsável por caixas de transmissão para automóveis da marca, a montadora de pesados coloca em linhas modelos de caminhões das linhas Delivery (9.170 e 11.180) e Constellations (17.180 nas versões rígida e cavalo-mecânico), além do chassi Volksbus 15.190 OD.
A VWCO está presente na Argentina há 25 anos, com exportações a partir de Resende (RJ). Um dos objetivos da estratégia da empresa com a nova operação industrial é buscar a liderança nas vendas.
LEIA MAIS
→VWCO montará caminhões e ônibus na Argentina
→VWCO montou seu primeiro caminhão na Argentina
“Ao longo dos últimos anos, lançamos produtos sob medida para o transportador argentino, e contamos com uma rede de concessionários profissional e comprometida. Faltava estabelecer uma produção local, e a nova parceria com a Volkswagen Group Argentina nos permitirá acelerar rumo ao primeiro lugar do mercado, com benefícios às operações dos dois países”, resume Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO.
As atividades produtivas da VWCO no país vizinho começam após fase piloto iniciada no ano passado para homologação dos veículos. A projeção inicial da montadora é de produzir 800 unidades ainda este ano, mas com capacidade para alcançar 2,7 mil veículos/ano. A nova operação encorpa a internacionalização da montadora, presente em mais de 30 países da América Latina, África, Ásia e Oriente Médio. Além da fábrica no Brasil, também tem unidade industrial em Querétaro, no México, e parcerias de montagem de veículos pesados na África do Sul e em Manila, nas Filipinas.
O anúncio oficial da produção na Argentina ocorreu em encontro na segunda-feira, 13, entre Roberto Cortes, Marcellus Puig, presidente e CEO da Volkswagen Argentina, e autoridades do país, como o ministro de Economia, Luis Caputo, e o governador da província de Córdoba, Martín Llaryora.
Foto: VWCO/Divulgação