A direção da Volkswagen América do Sul aproveitou o evento The One, no qual homenageia os melhores fornecedores da região, para informar que o Brasil assumiu a 3ª posição entre os países com maior volume de vendas da marca no mundo.
“Agora só perdemos para a Alemanha, país sede, e China”, comentou o chairman executivo para a América do Sul, Alexander Seitz, ao atender jornalistas antes do início do evento.
O tema também foi abordado pelo presidente das operações brasileiras, Ciro Possobom, ao lembrar na solenidade de premiação que a marca vendeu 345 mil veículos no Brasil no ano passado, crescendo 17%, acima da média do mercado.
As vendas no mercado brasileiro superaram as realizadas nos Estados Unidos, que agora passou para a quarta colocação, com 329 mil unidades comercializadas no ano passado. Na sequência vêm Reino Unido (157 mil) e França (120 mil).
A Volkswagen tem hoje mais de 1 mil fornecedores produtivos e outros 600 de compras gerais. Pelos cálculos de Seitz, o volume de compras no ano passado cresceu na mesma faixa da alta nas vendas, em torno de 17%, subindo de R$ 10 bilhões para algo próximo de R$ 11,7 bilhões.
Com participação da atriz Ingrid Guimarães, o evento realizado na noite da quinta-feira, 16, no espaço Arca, na capital paulista, reuniu os principais fornecedores da montadora na região. Foram contempladas doze empresas em doze categorias (veja lista abaixo).
LEIA MAIS
→Chuvas no Sul: VW vai importar peças para não perder vendas.
→Novo T-Cross, o primeiro dos 16 lançamentos da VW até 2028
Após 11 anos sem escolher seus melhores fornecedores, a Volkswagen retomou a premiação em 2023. Na edição deste ano, o vice-presidente de Suprimentos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, Luiz Alvarez, comemorou a parceria com os fornecedores, mas adiantou que é preciso seguir reduzindo custos no País para garantir competitividade da marca: “Conto com todos vocês”.
Categoria Fornecedor premiado
Supply Security: Megatech
Technical Development & Innovation: Yapp
Quality: CGE
Social & Diversity: Usiminas
Aftersales: Shell
Partnership Volkswagen Argentina: Kromberg&Schubert (Kroschu)
Partnership Serviços & Investimentos: Sapore
Partnership Commodity Conectividade: Kromberg&Schubert
Partnership Commodity Powertrain: Schaeffler
Partnership Commodity Químico Interno: Grupo Simoldes
Partnership Commodity Químico Externo: Axalta
Partnership Commodity Metálico: NSK
Foto: Divulgação/VW
- Tera, o nome do novo SUV da Volkswagen - 4 de novembro de 2024
- Alckmin na Fenatran: falta de recursos empaca renovação de frota. - 4 de novembro de 2024
- Iveco destina R$ 510 milhões para P&D até 2028 - 4 de novembro de 2024