As vendas de automóveis na Europa registraram no primeiro quadrimestre aumento de 6,5% sobre os mesmos quatro primeiros meses do ano passado. Conforme os dados da Acea, associação que reúne os fabricantes de veículos na região, foram licenciadas no período 4,47 milhões de unidades ante as 4,20 milhões anotadas há um ano.
No desempenho parcial de abril, as entregas totalizaram 1,08 milhão, alta de 12% em relação ao mesmo mês de 2024, quando somou 965,3 mil automóveis vendidos. Os volumes dizem respeito aos mercados da União Europeia, países da associação de livre mercado EFTA e Reino Unido.
LEIA MAIS
Venda de automóveis na Europa fecha com alta de 14% em 2023
Pelos números da Acea é cada mais evidente a adoção do consumidor europeu por mobilidade com menos emissão. No fechamento do primeiro quadrimestre, as vendas de elétricos e híbridos alcançaram participação de 50,2% no total das vendas de automóveis, com 2,25 milhões de unidades.
Os híbridos elétricos (HEV) tiveram a maior a preferência entre os eletrificados, com 1,32 milhões de unidades negociadas nos quatro primeiros meses, o que representou expansão de 21,8%.
Depois aparecem os 100% elétricos (BEV), que anotaram 593,3 mil unidades vendidas, crescimento de 6%. Por fim, foram entregues de janeiro a abril 327,6 mil modelos híbridos plug-in (PHEV), alta de 9,3%.
O volume de eletrificados vendidos no quadrimestre já superou com ampla vantagem o de modelos a gasolina, que somaram perto de 1,6 milhão de unidades, desempenho estável com leve aumento de 0,3%.
Já as vendas de automóveis movidos a diesel seguem em declínio. De janeiro a abril, foram negociados 503,1 mil modelos, queda de 8,5% em relação há um ano, quando somou 549,9 mil.
Foto: Acea/Divulgação