No competitivo recorte do mercado de caminhões acima de 16 toneladas, que reúne semipesados e pesados, a Volvo se sobressai com ampla vantagem. Baseado nos dados de emplacamentos da Anfavea, nos cinco primeiros meses do ano, a fabricante de Curitiba (PR) entregou 8,4 mil unidades, participação de 22,9% em 36,9 mil caminhões vendidos, 78,9% das vendas totais no acumulado até maio, de 46,7 mil unidades.
Em virtude do volume que registrou na categoria de semipesado de janeiro a maio, com liderança isolada ao somar mais de 5,4 mil modelos, a Volkswagen Caminhões e Ônibus encerrou o período com o segundo lugar no mercado acima de 16 toneladas. A montadora de Resende (RJ) entregou 7,8 mil unidades ou 21,2% das vendas.
A Scania garantiu o terceiro lugar do pódio com a venda de 7,7 mil caminhões semipesados e pesados até maio, volume que representou 20,9% de participação.
A lista segue com a Mercedes-Benz em quarto lugar ao registrar 6,8 mil emplacamentos, fatia de 18,7%, DAF, com acumulado de 3,8 mil unidades vendidas (10,3%) e Iveco, com 2,2 mil licenciamentos (6%).
Foto: Volvo/Divulgação
- Scania espera mercado de caminhões acima de 16 toneladas 5% maior em 2025 - 4 de novembro de 2024
- Volvo comemora 30 anos do FH no Brasil na Fenatran com série especial limitada - 4 de novembro de 2024
- FPT Industrial anuncia investimento de R$ 127 milhões em P&D - 4 de novembro de 2024