Após a remodelação na fábrica da Ford de Pacheco, Argentina, projeto de US$ 600 milhões para receber a nova geração da Ranger, a unidade inicia mais uma etapa de verticalização com a produção dos motores presentes na picape.

Na mesma linha, a unidade montará os motores turbodiesel Lion 3.0 V6 de 250 cv e 600 Nm (61,2 kgfm) de torque e o Panther 2.0 de quatro cilindros com 170 cv e 405 Nm (41,2 kgfm).

A fábrica de motores segue padrão adotado nas demais áreas com os conceitos e processos da Indústria 4.0, nos quais incorpora conectividade e amplo uso da digitalização para garantir eficiência e boa qualidade.

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De acordo com Martin Galdeano, presidente da Ford América do Sul, a atual geração da Ranger tem 95% de peças novas, mas ainda assim iniciou produção no mesmo patamar de qualidade do modelo anterior. “Isso é um fato inédito e, com a localização dos motores, estamos dando mais um passo nesse processo de melhoria constante.”

A nova fábrica de motores da Ford tem capacidade para 82 mil unidades/ano em dois turnos e linha com 129 estações de trabalho com controle automático de tarefas, o que inclui sistema inteligente de aperto de parafusos.

“Além de robôs em operações críticas, usamos sistemas de inteligência artificial e aprendizado de máquina para garantir altíssima precisão, capazes de detectar variações de 0,004% no processo”, conta Kleber Fernandes, diretor de Qualidade da Ford América do Sul.


Foto: Ford/Divulgação

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