Máquinas - TRATORES STEIGER - Case IH

Desde a interrupção da divulgação dos dados estatísticos do setor de máquinas autopropulsadas em 2020, devido ao reposicionamento das associadas da Anfavea, criou-se um hiato de informações do segmento agrícola.

Apesar de diversos esforços dedicados para recomposição das estatísticas de forma oficial, a única maneira de se obter informações com acurácia é por meio do cruzamento de dados secundários. E eles indicam produção de máquinas estabilidade até 2028.

De acordo com a tabela de crescimento médio anual, até 2028 a produção de tratores se manterá estável, enquanto as colheitadeiras apresentarão queda de 6%. Já para fabricação de pulverizadores, a previsão é queda de 1%. No entanto, para 2024, é esperado recuo acentuado de 24% em relação a 2023, ano em que a estimativa da produção ficou em 63 mil máquinas agrícolas, ou seja, 14% inferior a 2022.

Entre os principais fatores que contribuem para a estabilidade do mercado, além da queda em alguns segmentos, entre 2023 e 2028, estão a perda do poder de compra dos agricultores influenciada pela valorização cambial – que contribuem para postergação dos planos de renovação de frota – associado ao aumento de produtividade das máquinas mais modernas.

Máquinas agrícolas

Setor agrícola – O setor agrícola no Brasil tem participação expressiva na composição do Produto Interno Bruto (PIB), embora sofra variações anuais devido a fatores como clima, políticas públicas e demanda global. Este tem sido um dos motores da economia representando cerca de 7,6% de acordo com o Banco Central do Brasil (BACEN).

Em 2024, a expectativa é de retração de -1,5% (agrícola) e crescimento de 2,1% no PIB consolidado. A safra recuou de 6,4% comparado com a safra anterior (2022/2023), para 299,3 milhões de toneladas (2023/2024), embora existam destaques positivos como o aumento na produção de diversas culturas e aumento da produtividade (alcançado por meio da agricultura de precisão).

Em contrapartida, a expectativa para safra 2024/2025 é otimista devido ao Plano Safra robusto (maior programa de crédito rural do mundo, cujo objetivo é modernizar a agricultura, aumentar a produção e a produtividade, além de fortalecer a cadeia produtiva), com orçamento recorde, que pode impulsionar a produção. Além disso, espera-se condições climáticas mais favoráveis em 2025, somadas a contribuição do aumento da produtividade e avanços tecnológicos nas máquinas.

A cadeia produtiva e logística segue sendo o maior desafio, considerando a variação nos custos dos insumos (defensivos e fertilizantes) pressionada pela variação cambial, assim como a infraestrutura logística que carece de investimentos em rodovias e portos para melhor escoamento da produção.

De outra parte, de acordo com a pesquisa Sae Brasil, Caminhos da Tecnologia no Agronegócio – 1ª edição, “o agricultor já está convencido de que renovar o maquinário é essencial para o futuro do seu negócio. Mas para tomar esta decisão é preciso levar em consideração uma série de variáveis e chegar à conclusão de que nem sempre um equipamento novo é a prioridade do momento.”

Os principais fatores para renovação da frota agrícola são a relação custo-benefício e assistência no pós-venda, critérios decisivos para aquisição de uma nova máquina. Outros fatores também possuem peso importante como: consumo de combustível, confiabilidade da marca e otimização da produção.

A pesquisa indica ainda que a preferência do mercado ainda é pelo canal tradicional – loja física. Apenas 10% das vendas de máquinas são realizadas pela internet. O aluguel de máquinas e equipamentos no setor, apesar de seguir em expansão, não atinge 20% dos agricultores, revelando potencial de crescimento.

Existe uma distância enorme entre as tecnologias oferecidas pela indústria e o conhecimento dos pequenos produtores e cooperativas que, por falta de percepção dos benefícios, não adquirem as ofertas.

Como esperado, a pauta econômica tem maior relevância sobre a pauta ambiental, pois a redução de custos e o aumento da produtividade são as prioridades do agricultor na tomada de decisão, em um mercado altamente competitivo.


 

Gregori Boschi
Últimos posts por Gregori Boschi (exibir todos)
ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!