Balanço do desempenho do mercado de automóveis na Europa consolidado pela Acea, associação dos fabricantes no continente, mostrou demanda estável em julho ao registrar 1,02 milhões de unidades vendidas, o mesmo patamar de um ano atrás, com leve alta de 0,4%.

No acumulado do ano dos setes meses, no entanto, as vendas somaram 7,90 milhões de automóveis, volume 3,9% superior ao anotado no mesmo período do ano passado, quando alcançou 7,61 milhões. Os números dizem respeito aos mercados da União Europeia, Reino Unido e os países da associação de livre comércio Efta (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça).

LEIA MAIS

→Acea: venda de automóveis na Europa cresce 4,4% no 1º semestre.

Pelos dados da Acea, o consumidor europeu tem preferido o carro híbrido não plugável. Nos sete meses, foram entregues 2,39 milhões de HEVs, expansão de 21,6%. O volume já está perto das vendas de automóveis a gasolina, que fechou o período em queda de 2,4%, com 2,76 milhões de unidades.

Já as vendas de 100% elétricos se apresentaram estável ao fim de sete meses no patamar de 1,09 milhão de unidades, leve alta 0,6%. Também os licenciamentos de híbridos plug-in não mostraram avanços. No ano, o mercado absorveu apenas 560 mil, ligeiro recuo de 0,3%.

Nos sete primeiros meses, os automóveis a gasolina participaram com 33,1% das vendas totais; os HEVs, 32,5%; os BEVs, 100% elétricos, 13,6%; os movidos a diesel, 11,1%; os PHEVs, plug-ins, 7,1%; e outros, caso de modelos a gás, por exemplo, 2,6%.


Foto: Pixabay

ASSINE NOSSA NEWSLETTER GRATUITA

As melhores e mais recentes notícias da indústria automotiva direto no sua caixa de e-mail.

Não fazemos spam!