A Stellantis continua nada de braçada quando o assunto é participação no mercado sul-americano de automóveis e comerciais leves. Em setembro, as vendas do quarto maior conglomerado automotivo mundial totalizaram 86,6 mil unidades na região, 17% a mais do que em igual mês do ano passado. A participação somada das várias marcas da empresa chegou a 24,3%, a maior desde dezembro do ano passado.

O domínio da Stellantis na América do Sul foi estabelecido desde a criação da empresa em 2021, com a fusão da PSA e FCA, e participações anuais sempre próxima dos 20%, considerando essencialmente as vendas de modelos Fiat, Jeep, Citroën, Peugeot e da RAM.

Não tem sido diferente este ano. Transcorridos os nove primeiros meses, a montadora, com fábricas no Brasil, Argentina e Uruguai, negociou mais de 663 mil veículos, participação acumulada de 23,2%, e 17,1 mil automóveis e comerciais leves a mais do que em igual período de 2023.

No Brasil, maior mercado da região e também onde estão de três de suas cinco fábricas de veículos, a Stellantis tem fatia ainda mais expressiva. Somando produtos nacionais e importados das cinco marcas, já colocou nas ruas 524 mil unidades em 2024, fatia de 29,9% e crescimento de pouco mais de 6% na comparação anual.

A liderança absoluta entre as representantes do grupo é da Fiat, também a primeira colocada no mercado brasileiro geral, com 21,1% em 2024. De janeiro a setembro, a marca acumulou 370,2 mil licenciamentos no País, 56% de todos os veículos negociados pela Stellantis na América do Sul.

As vendas da montadora na Argentina chegaram a 88,5 mil unidades no ano, 30,1% do mercado local.  Só em setembro foram 13,1 mil licenciamentos.

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Foto: Divulgação

George Guimarães
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