Quinto SUV mais vendido do País em 2023 e também nos nove primeiros meses de 2024, o Nivus corre o risco de perder pelo menos uma posição até dezembro. Nos últimos três meses, o Jeep Renegade superou o modelo da Volkswagen e agora, na prática, está somente 200 licenciamentos atrás do concorrente.

O utilitário esportivo cupê da marca alemã foi lançado em 2020 e, mesmo já cumprindo a segunda metade de sua primeira geração, acaba de receber discretíssimas alterações para tentar frear a concorrência e não perder mais espaço sobretudo em 2025.

Ainda assim, trata-se de difícil missão, a julgar pelos vários novos concorrentes diretos que aportaram nas concessionárias de várias marcas ao longo deste ano e os que ainda estão vindo por aí.

Não é o que, porém, parece entender a Volkswagen, pelo pouco que mexeu no modelo que acumulou licenciamentos 185 mil em quatro anos de mercado, mas nunca ameaçou seu irmão mais velho T-Cross, que de janeiro a setembro tem 55,4 mil licenciamentos contra 40,3 mil do Nivus.

Na linha 2025, com pré-venda aberta e chegada às revendas somente em 23 de novembro, a mudança mais perceptível aos olhos dos consumidores está na grade dianteira e no já bem conhecido filete de led que interliga os faróis mais finos e vistos em outros modelos importados pela marca.

Mesma solução visual adotada para as lanternas traseiras e, diga-se, ainda mais comum de várias marcas.

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Por dentro, nada que represente uma mínima revolução. Apenas melhorias nos acabamentos, na conectividade e no sistema multimídia nas duas únicas versões disponíveis — uma terceira, a esportivada GTS 1.4 turbo, chegará em 2025 — e que seguem com o motor 1.0 turbo de 128 cv e câmbio automático de seis marchas.

Na Comfortline, que custa a partir de R$ 137 mil, o ar-condicionado é digital. Na topo Highline, com preço inicial sugerido de R$ 154 mil, foram incorporados mais recursos de auxílio à condução.

Merecem destaque, dentre outros, o piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, monitor de de pontos cegos e assistente de estacionamento.


 

Foto: Divulgação

George Guimarães
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