A Lexus tem participação meramente residual no mercado brasileiro, média de não mais do  que1 mil veículos por ano. Até mesmo entres as chamadas marcas premium sua participação é discreta. Ainda assim, a divisão de luxo da Toyota segue apostando no País e vende aqui quatro de seus onze modelos globais, sendo três utilitários esportivos e um sedã.

O menor e de preço menos elevado é o SUV UX 300h, que acaba de ganhar uma nova geração, com revisões no desenho externo e também no interior, além de avanços técnicos importantes. Oferecida em versão única, é vendida nas dez concessionárias da marca em nove estados por R$ 299.990,00

O novo UX,  é movido pela quinta geração do sistema híbrido que congrega motor 2.0 a gasolina com 152 cv de potência e 18,8 kgfm e outro elétrico com 112 cv e 20,6 kgfm. Combinados, eles desenvolvem 198 cv de potência combinada – 14 cv a mais que o antecessor UX 250h.

Lexus UX

O sistema fornece energia para recarregar nova bateria mais leve e compacta com 60 células de íons de lítio, instalada sob o banco traseiro. A potência é transferida às rodas pela nova transmissão transaxle continuamente variável shift-by-wire, ou seja, que substitui as conexões mecânicas por comandos elétricos.

O SUV urbano, com garantia de cinco anos — oito anos para o sistema híbrido — e sem limite de quilometragem, foi concebido sobre a plataforma de GA-C, de Global Arquitecture – Compact,  estrutura leve que utiliza aço de alta resistência, adesivos especiais e soldas a laser.

Outros recursos que auxiliam na diminuição do peso e, portanto, na maior eficiência energética, é a farta presença de componentes em alumínio, como nas portas, para-lamas e capô, e na utilização de de materiais compósitos na porta traseira.

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No interior, o UX tem agora quadro de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas, novos acabamentos e revestimentos, seletor de marchas  do tipo joystick, ajuste elétrico dos bancos dianteiros,  multimídia de alta definição com 12,3 polegadas e, dentre outros recursos, carregador por indução para smartphones e teto solar elétrico.

Dos itens de segurança, constam oito airbags, sistema de pré-colisão com detecção de pedestres e frenagem automática,  controle de cruzeiro dinâmico, assistente ativo de manutenção na faixa de rodagem, comutação automática do farol alto, sensores de ponto cego e tráfego traseiro com frenagem automática a até 20km/h.


Foto: Divulgação

George Guimarães
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