Em reunião realizada em Brasília no final da manhã desta quarta-feira, 30, o governo federal e a iniciativa privada anunciaram investimentos da ordem de R$ 1,6 trilhão até 2029 no âmbito da Missão 3 da NIB, Nova Indústria Brasil, que contempla projetos referente à mobilidade verde e cidades inteligentes.

Participaram do encontro o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente e ministro do MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Jader Filho (Cidades), além de diversos empresários.

Do total de R$ 1,6 trilhão, 75% serão provenientes do setor privado. O objetivo da Missão 3 é melhorar a qualidade de vida nas cidades, integrando mobilidade sustentável, moradia, infraestrutura e saneamento básico. Nesse contexto, importante as ações referentes à eletrificação veicular.

Entre os projetos da iniciativa privada, o MDIC destaca o da WEG, empresa brasileira de alta tecnologia que já anunciou investimentos para produzir packs de baterias elétricas no Brasil, com aporte inicial de R$ 100 milhões.

Assim, a WEG soma-se a outras empresas que já operam no País com essa perspectiva, como a BorgWarner, que desenvolve baterias para ônibus elétricos em sua unidade de Piracicaba, no interior paulista.

Como lembrou o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira, o Brasil tem grandes reservas de lítio e outros minerais usados na fabricação de baterias elétricas, mas a quase totalidade da extração desses minérios hoje é exportada para a produção do componente fora do país.

“Nosso objetivo é mudar isso. Até porque baterias fabricadas aqui, com nossas fontes de energia renováveis, serão muito mais sustentáveis do que as produzidas em países que ainda usam o carvão em larga escala como matriz energética”, comentouUallace.

Segundo o MDIC, o desenvolvimento da cadeia produtiva de baterias está entre as prioridades da Missão 3. A meta estabelecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) é a de, até 2026, ter ao menos 3% dos veículos eletrificados brasileiros circulando com baterias nacionais. A meta é chegar a 33% até 2033.


 

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