Um dos frutos do seu maior plano de investimento no País, da ordem de R$ 11 bilhões até 2030, a Toyota inicia a construção de nova fábrica em Sorocaba, no interior paulista, para expandir a capacidade produtiva de veículos e também motores, além de incorporar dois novos modelos híbridos flex em suas operações brasileiras.
As obras de expansão contemplam terreno de 400 mil m², uma das maiores terraplanagens em execução no Estado de São Paulo na atualidade. A construção terá área total de 160 mil m² e a produção no novo espaço fabril deve ser iniciada em 2026, com capacidade para 100 mil unidades/ano.
A nova fábrica fica ao lado da atual e terá processo produtivo completo, incluindo estamparia, funilaria, pintura e montagem. Serão criados no complexo 2 mil novos postos de trabalho até 2030, dos quais 500 já a partir de 2026. Ela será responsável por um novo modelo híbrido flex, enquanto o outro será produzido na fábrica já em operação.
Considerando os empregos indiretos, a nova fábrica pode representar perto de 10 mil postos de trabalho na cadeia produtiva.
LEIA MAIS
→ Eletrificados já representam 40% das vendas globais da Toyota
“A Toyota investiu intensivamente no Brasil nos últimos anos e tem planos ambiciosos para acelerar ainda mais as operações no País. O aporte em Sorocaba nos permitirá ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e assim gerar e distribuir mais valor para toda a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, comenta Rafael Chang, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.
Para assentar a pedra fundamental do novo empreendimento, a Toyota realizou cerimônia na manhã desta quinta-feira, 31, que contou com a participação do governador Tarcísio de Freitas.
Com a confirmação de dois modelos híbridos flex e a expansão do parque fabril, a Toyota consolida o protagonismo da marca no País em eletrificação, já que aqui lançou o primeiro híbrido flex o mundo.
Foto: AutoIndústria
- Fora do Top 5 do atacado, Creta é líder no varejo em 2024 - 19 de novembro de 2024
- Locadoras garantem alta no mercado automotivo em novembro - 18 de novembro de 2024
- Importações da China elevam déficit comercial das autopeças brasileiras - 18 de novembro de 2024