Primeiro veículo do plano estratégico para os mercados internacionais anunciado pelo CEO global da Renault, Fabrice Cambolive, em outubro de 2023, o Kardian brasileiro está superando as metas de exportação anunciadas por ocasião do seu lançamento em fevereiro deste ano.
A montadora anunciou na terça-feira, 12, que o SUV atingirá vendas externas acima de 12 mil unidades até o final de dezembro, superando em 31% as suas projeções iniciais que eram, portanto, em torno de 8,4 mil veículos.
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Produzido no Complexo Ayrton Senna, localizado em São José dos Pinhais, PR, o modelo já está à venda na Argentina, Colômbia, México, Uruguai, Paraguai, Guatemala, Costa Rica, Equador e Peru.
“O consumidor da América Latina está reconhecendo os atributos inovadores do Renault Kardian e, atualmente, a participação das exportações no total produzido no Paraná já é de 28%”, informa Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
O executivo destaca a boa aceitação do SUV na Argentina, fator decisivo para que a montadora tenha resultado em vendas externas 75% superior ao projetado no início do ano.
Contemplado no Renault International Game Plan 2027, o Kardian é apenas um dos oito modelos que a marca francesa lançará no mercado internacional até 2027.
O modelo estreou a PGMP, Renault Group Modular Platform, sendo o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade visual de marca, assim como também com o novo motor turbo TCe de 125 cv com 220 Nm e o novo câmbio automático de dupla embreagem úmida.
Com queda da ordem de 7% nas exportações do setor como um tudo, também a Volkswagen anunciou na semana passada resultados positivos este ano. Com as informações agora divulgadas pela Renault, talvez um indício de dias melhores na área a partir da renovação de produtos pela indústria brasileira.
Foto: Divulgação/Renault