A fábrica da Maxion Structural Components completa 50 anos de atividades como um dos principais fornecedores de sistemas e componentes para veículos leves no polo automotivo mineiro. A unidade de Contagem é uma das dez da empresa nas Américas e estratégica para as operações da Iochpe-Maixon na região.
“Sua capacidade de atender grandes clientes com eficiência e inovação, é uma prova da excelência técnica de nossa equipe e do investimento contínuo em tecnologia,” destaca em nota o CEO Renato Brighenti.
LEIA MAIS
→Projeto da Maxion Wheel do Brasil é destaque de congresso em Detroit
→Ioschpe-Maxion conta com retomada dos caminhões para seguir crescendo
Inaugurada em 1974, a unidade mineira iniciou atividades com a produção de mecanismos de janelas, fechaduras, bombas d’água, chaves e maçanetas de portas em processos praticamente manuais.
Com a evolução do setor, a empresa também deu passos maiores ao começar a colocar foco em componentes estruturais estampados, conjuntos soldados e fornecimento de sistemas montados, casos de alavanca de freios de mão, dobradiças e capôs dianteiros.
A transição trouxe novas demandas e necessidades para operação, impulsionando integração de processos e automação para garantir qualidade e eficiência. Hoje, a fábrica da Maxion em Contagem roda com 100 robôs de solda e manipulação, 900 colaboradores, além da suporte de tecnologias como Inteligência Artificial e Internet das Coisas.
Com os avanços nos processos produtivos, a logística também mereceu atenção. Com isso, a unidade recebeu frota eletrificada e estoque vertical com capacidade para mais de 1.500 posições/pallet.
Foto: Divulgação Iochpe-Maxion