O mercado de veículos usados está próximo de estabelecer um novo recorde histórico. Levantamento da Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, aponta que só nos primeiros onze meses de 2024, os licenciamentos ultrapassaram 14,3 milhões de unidades, crescimento de 9,5% sobre igual período do ano passado.
Enilson Sales, presidente da da entidade, calcula que o setor deve encerrar 2024 com algo próximo de 15,5 milhões de unidades negociadas — portanto, mais de 1,2 milhão somente em dezembro. O atual recorde do setor é de 2021, quando as negociações envolveram 15 milhões de veículos
“Estamos na reta final do ano e, normalmente, como sempre acontece nesta época, a procura por veículos sempre aumenta, com as promoções feitas pelas lojas e a injeção do 13º salário na economia”, justifica o dirigente.
Em novembro, foram vendidos 1,27 milhão de carros de passeio, comerciais leves, comerciais pesados e motocicletas. O número representa crescimento de 5,2% sobre a frota vendida em igual mês de 2023.
A comparação com outubro mostra declínio de 12%, mas novembro teve quatro dias úteis a menos que outubro. Tanto que a média diária foi de 6,3%.
O segmento de automóveis segue como o mais relevante em termos de unidades. Ao longo do ano, representou quase 8,2 milhões de unidades, à frente das cerca de 2,9 milhões de motocicletas.
Foto: Divulgação