Com 16,9 mil unidades, os veículos eletrificados representaram 7% do total de emplacamentos no mercado brasileiro em novembro. O resultado representa salto de 61,2% sobre os licenciamentos registrados no mesmo mês do ano passado e 7,9% acima das vendas de outubro, mês que teve quatro dias úteis a mais.
O aspecto que mais chama a atenção do desempenho do mês passado, entretanto, foi a evolução dos chamados híbridos leves, ou MHEV, na sigla em inglês. A tecnologia liderou entre os eletrificados, com quase 7,5 mil licenciamentos, 44% do total.
Com larga margem, deixou para trás os 5,4 mil emplacamentos de elétricos a bateria e também os híbridos plug-in, que acumularam 4,1 mil unidades negociadas.
Segundo a Bright Consulting, é visível já a influência da oferta dos SUVs nacionais Pulse e Fastback, os primeiros híbridos leves da Fiat, lançados na primeira semana de novembro.
Tanto que, com 730 licenciamentos, o Fastback foi o líder dessa tecnologia no mês e a própria marca italiana já apareceu, segundo novamente o levantamento da consultoria, com 25% das vendas de híbridos e híbridos leves, à frente da GWM (14%) e atrás apenas da Toyota, que deteve 30%, outra
Entre os veículos movidos a bateria, os chamados VEBs, a BYD corre em raia solitária. A marca respondeu por 69% dos licenciamentos, com o Doplhin Mini alcançando 2,3 mil unidades e liderando o segmento. A segunda marca mais vendida é a GWM, mas com distantes 10,7% de participação.
O quadro não é muito diferente quando se avalia os híbridos plug-in. Com 64,3% dos licenciamentos, a BYD tem confortável vantagem sobre a conterrânea chinesa GWM, que deteve 20,6% dos licenciamentos de modelos com a tecnologia. O líder foi o Song Pro, com 2,1 mil unidades negociadas.
No ano, eletrificados já são 7% do mercado
A hegemonia da BYD é ratificada pelos licenciamentos acumulado ao longo dos onze primeiros meses de 2024. De acordo com a Fenabrave, os eletrificados alcançaram 155,7 mil licenciamentos, crescimentos de exatos 100% sobre a frota negociado de janeiro a novembro de 2023 e equivalentes a 7% do mercado total de 2,24 milhões automóveis e comerciais leves.
A marca chinesa, sozinha, respondeu 66,7 mil unidades, perto de 43% do total — soma de 25,6 mil híbridos e 41,1 mil elétricos. A segunda colocada, mais uma vez, é a GWM, com 26,1 mil veículos, dos 20,2 mil híbridos, tendo a Toyota na terceira posição e 18,8 mil unidades dos Corolla e Corolla Plus, ambos híbridos.
Foto: Divulgação
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