Mais otimista do que a Anfavea, a Fenabrave decidiu em outubro revisar suas projeções para o ano e apostar em crescimento de 15,1% no mercado interno de veículos leves.

Até novembro, conforme dados divulgados nesta terça-feira, 3, pela entidade, a expansão é de 15,36%, indicando possiblidade de as vendas de automóveis e comerciais leves ficarem até acima das 2,5 milhões de unidades previstas para 2024.

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“O crédito tem um papel importante nesses números. Tanto as vendas varejo quanto corporativas vêm sendo positivas e acima das nossas expectativas iniciais, o que indica que devemos alcançar nossas últimas projeções de alta na faixa de 15%, comenta José Maurício Andreta Jr., presidente da Fenabrave, lembrando que a meta anterior era de 12%.

Com total de 241.191 emplacamentos em novembro, no ano foram atingidas vendas da ordem de 2.241.098 unidades. Nos 11 meses de 2023, esse volume era de 1.9542.367.

Para superar 2,5 milhões de unidades será necessário atingir total da ordem de 260 mil licenciamentos em dezembro, o que é bastante factível visto que tradicionalmente o último mês do ano é mais forte em função do 13º salário e Natal.

Apesar da queda de 3,4% em novembro sobre outubro, em função basicamente do menor número de dias úteis, o resultado do mês passado indica excelente média diária de vendas. De acordo com a Fenabrave, a comercialização por dia útil foi 16,8% superior à do mês anterior.

Andreta Jr. também comentou sobre o mercado de eletrificados, destacando que o segmento de híbridos e híbridos plug-in vem apresentando crescimento gradativo como consequência natural do avanço da tecnologia e aumento da oferta em produtos importados e nacionais, conforme mostra matéria publicado nesta terça-feira pelo AutoIndústria (Híbridos leves lideraram entre os eletrificados em novembro).


Foto: Divulgação/Renault

Alzira Rodrigues
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