O volume de financiamento no mês passado somou 605 mil veículos leves, pesados e motocicletas novos e usados, o número representou queda de 9,7% em relação a outubro, mas crescimento de 12,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando registrou 538 mil unidades.
Segundo balanço da B3, o declínio apresentado no confronto outubro se deve a quatro dias úteis a menos. Ainda assim, o mês passado registrou 31,8 mil unidades financiadas por dia útil, a maior média diária desde novembro de 2011.
LEIA MAIS
→Financiamento de veículos fecha 1º semestre em alta de 24%
→No ano, demanda por financiamento de veículos cresce 22,9%
“Os números continuam apresentando um ritmo forte, apesar da queda. em relação a outubro, explicada pelos quatro dias úteis a menos. O resultado confirma nossa expectativa para os dois últimos meses do ano, quando há uma aceleração das vendas por parte das revendas”, resume em nota Gustavo de Oliveira Ferro, gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado na B3.
No acumulado de janeiro a novembro, as vendas a prazo alcançaram 6,5 milhões de unidades, alta de 21,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O volume somou em torno de 1,1 milhões de veículos a mais.
Os financiamentos no segmento automóveis e comerciais leves em novembro acompanharam o índice de crescimento de 12,4% do total de negócios ao computar 439 mil unidades ante as 391 mil financiadas há um ano. Com relação a outubro, quando somou 478 mil veículos, o recuo foi 8,2%.
No segmento de pesados, as vendas financiadas no mês passado se apresentaram estabilidade na casa de 26 mil unidades, com leve alta de 0,6% sobre novembro de 2023. Mas recuaram 13,7% em relação a outubro.
Por fim, os financiamentos de motocicletas aumentaram 15,4% em novembro, para 134 mil unidades ante 121 mil negociadas há um ano. Frente a outubro, quando as vendas anotaram 160 mil motos, a queda chegou a 13,4%.
Foto: Pixabay