Presente nos principais eventos do setor automotivo ao longo de 2024, o vice-presidente e ministro do MDIC, Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, iniciou 2025 recebendo o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio.
Programada para as 17 h desta quarta-feira, 8, “a reunião é parte da agenda regular de discussões sobre temas estratégicos para a indústria”, conforme nota divulgada pela montadora japonesa: “O objetivo é sempre manter o diálogo aberto com o governo”.
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O encontro foi fechado, sem cobertura da própria assessoria do MDIC. Importante lembrar que a Toyota já anunciou a nacionalização dos motores a combustão que equipam seus modelos híbrido flex, além da intenção de montar baterias no Brasil num primeiro momento, sem descartar produção no futuro.
Apesar dos temas da conversa com a Toyota não terem sido detalhados, o setor automotivo promete intensificar este ano as discussões em torno de um programa de renovação de frota.
O assunto esteve na pauta da última coletiva do ano da Anfavea e na primeira da Fenabrave, realizada nesta quarta-feira, 8, para divulgação do balanço das vendas do setor em 2024.
‘Carros atuais poluem 80% menos do que os fabricados há 30 anos e que ainda circulam pelo Pais”, informou o novo presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, que comemorou o fato de a entidade dos concessionários ter assumido a presidência do Grupo de Coalisão de Renovação da Frota, que conta com a participação do governo e de entidades da indústria e dos trabalhadores.
O maior problema, segundo o executivo, é criar um fundo que garanta incentivos para os proprietários de veículos velhos trocarem eles por modelos mais novos. A ideia é iniciar o programa com caminhões, com a entrada dos automóveis em uma segunda etapa.
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